TOKYO!
Luzes, barulho, carros e muita gente num mesmo lugar. Provavelmente é o que lembramos quando pensamos em Tóquio, mas os diretores Michel Gondry (”Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças”), Leos Carax (”Mauvais Sang”) e Boong Joon-Ho (”O Hospedeiro”), divididos em três segmentos, preferem encontrar outros detalhes deste subtexto no projeto “Tokyo!”, uma antologia que presta tributo à cidade japonesa.
São três filmes (curtas) em um único longa, que tem Tóquio como tema.
“Desenho de Interiores”, de Michel Gondry, mostra como é difícil viver da arte em qualquer lugar do mundo, principalmente numa cidade com uma urgência econômica tão grande quanto Tóquio. Seu segmento não se esquece do “apertamento” onde os japoneses vivem e a questão óbvia de como ser notado num local tão lotado de gente.
No segundo curta, “Merde” de Leos Carax, que mostra a saga de um lunático, que sai pelas ruas de Tóquio atacando pessoas, sem nenhum motivo, comendo flores e dinheiro.
O terceiro e último curta, “Shaking Tokyo” de Joon-ho Bong, mostra um japonês “hikikomori” (termo japonês usado para designar pessoas antissociais) que há mais de 10 anos esta preso em sua casa sem fazer nenhum contato com humanos, nem sequer contato visual. Mas um certo dia, após um terremoto, uma entregadora de pizza desmaia em sua porta, e ele se apaixona por ela.
Uma excelente visão sobre uma das mais populosas cidades do mundo e nela três visões diferentes sobre assuntos surreais da população japonesa.
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário