sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Tim Burton


Timothy William Burton (Burbank, 25 de agosto de 1958) é um cineasta estadunidense.
Trabalha usualmente com temáticas sombrias, chamando para o elenco na maior parte das vezes o ator Johnny Depp. Amante dos grandes nomes dos filmes de terror, já realizou projetos sobre Ed Wood e chamou para estrelar seus trabalhos os notórios atores de filmes de terror: Vincent Price e Christopher Lee. Está noivo da atriz Helena Bonham Carter, com quem tem dois filhos.

Burton é o primeiro dos dois filhos de Bill Burton e Jean Erickson. Burton descreveu sua infância como peculiar, imaginativa e perdida em seus próprios pensamentos. Ele achava a vida doméstica e a escola difícil, participava de um grupo chamado OW SHIT STUDIOS (O.S.S) e fugia da realidade do cotidiano lendo livros sombrios de Edgar Allan Poe e assistindo a filmes de terror de baixo-orçamento, que mais tarde homenagearia na sua biografia de Edward D. Wood, Jr.. Outra figura cinematográfica de importância na infância de Burton é Vincent Price, cuja filmografia influenciaria a carreira do diretor.
Após o colegial, ele ganhou uma bolsa da Disney para estudar no Instituto das Artes da Califórnia em Valencia, Califórnia. Ele estudou Animação por três anos e foi então contratado pelo Walt Disney Studios como aprendiz de animador. Trabalhou no desenho The Fox and the Hound, mas estava insatisfeito com a direção artística do filme. Mesmo assim, foi no período que trabalhou na Disney que Tim Burton criou e dirigiu sua primeira curta-metragem Vincent, com o personagem principal baseado no ator Vincent Price. Mais tarde, o diretor trabalhou no seu segundo curta-metragem Frankeweenie, que conta a história de um menino que ressucita seu cachorro. Mesmo com enredos pouco infantis, Tim Burton teve espaço para criar o poema e as ilustrações que seriam a base para O Estranho Mundo de Jack, um dos seus maiores sucessos.

Filmografia


Alice no País das Maravilhas (Diretor e Produtor)



Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (Diretor)



A Fantástica Fábrica de Chocolate (Diretor)



A Noiva Cadáver (Diretor, Produtor e Roteirista)



Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (Diretor)



Planeta dos Macacos 2001 (Diretor)


A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (Diretor)



Marte Ataca (Diretor e Produtor)



Ed Wood (Diretor e Produtor)



Batman O Retorno (Diretor)



Edward Mãos de Tesoura (Diretor, Produtor e Roteirista)



Os Fantasmas se Divertem (Diretor e Roteirista)



As Grandes Aventuras de Pee Wee (Diretor)



A Salvação (Produtor)

 

James e o Pêssego Gigante (Produtor)



Um Gaiato no Navio (Produtor)



O Estranho Mundo de Jack (Produtor e Roteirista)

 


Coraline e o Mundo Secreto (Produtor)

 
Vincent (Produtor e Diretor)


Frankenweenie (Produtor e Diretor)

Livros



Em 1997, escreveu "O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias", que ganhou edição brasileira apenas em julho de 2007.
Apesar de ser infantil, o livro tem cenas de violência familiar, suicídio, sexo não-explícito e traição extraconjugal (o amante da adúltera é um ferro de engomar). Também não cabe aos poemas, finais felizes.
O caso do Pequeno Menino Ostra é modelar. O poema dedicado a contar seu triste fim ( depois do seu triste início, já rejeitado pela mãe por cheirar "a oceano e alga marinha"), fala de um pai com disfunção erétil avisado por um médico de que comer ostras propicia 'um desempenho sexual extra' ".
O show de aberrações é típico de Burton, mas nem sempre são feitos apenas de desgraças; é o caso, por exemplo, do menino Brie, um menino-queijo, que encontra a amizade de um vinho.





 


Estranhezas à parte, o mundo do menino Ostra e sua turma é mais real do que parece.

Artes

 Além de suas famosas produções cinematográficas deixo aqui alguns de seus magníficos trabalhos de arte, que tem como ispiração o mundo dos horrores mesclado a uma sutil comédia.

 
 
 
 

Premiações


* Indicado ao Globo de Ouro, em 2008, como Melhor diretor, por Sweeney Todd.
* Indicado ao Oscar 2006 de Melhor Animação por A Noiva Cadáver.
* 2 indicações ao Satélite de Ouro, de Melhor Filme de Animação e Outras Mídias, por James e o Pêssego Gigante (1996) e Marte Ataca! (1996).
* Indicação ao Prêmio Saturno de Melhor Diretor da Academia de Filmes de Ficção Científica, Horror e Fantásticos dos EUA por A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999).
* Ganhou o premio Scream Immortal na premiação Scream Awards, em 2008, pelo seu jeito unico de interpretação de horror e fantasia.

 




 

 


Um comentário:

  1. Edward Mãos de Tesoura
    A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça
    sao os dois filmes dele q eu ja assisti e super aminhos

    ResponderExcluir