segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Viva a sociedade Poserativa!


Publicado originalmente em 19 de Junho de 2008
(Texto por Danilo Lima - Telescopio Social)


Muitos querem passar uma impressão. Galerinha punk querendo ser visto como punk. Usando nomes punks e tentando tomar atitudes punks. E se você tenta ser algo é porque você não é. Simplesmente achou aquilo legal e invejou o fato de não ser aquilo. E tudo fica tão artificial quando feito dessa maneira... Dá aquele arzinho meio "Pseudo". Vale lembrar que várias "tribos" dizem ser contra os conceitos que a sociedade impõe mas entre "membros" desta mesma "tribo" existem tais conceitos com roupa, linguajar, atitudes (ou na maioria das vezes a falta de atitude). E isso tira completamente a liberdade de simplesmente você ser aquilo que você é. E você deixa de fazer tudo o que você naturalmente faria (porque gosta e acha isso legal) porque os outros vão achar isso feio ou "brega". E lá no começo da história do Rock'n roll, tudo que se buscava basicamente era a liberdade. Só a liberdade. Liberdade pra ser um filho muitas vezes como seus pais não queriam que você fosse, liberdade pra usar determinada roupa sem parecer ridículo e simplesmente se achar lindo usando aquilo que você gostasse.
E a liberdade foi fortemente confundida. Digo isso porque já presenciei pessoas junto comigo chutando e vandalizando pelas ruas da cidade e gritando a plenos pulmões que ele podia fazer aquilo porque era livre. (E não mencionou o fato de ser um porco escroto que não sabe pensar e ser alguém legal!). E essas mesmas pessoas acham que fazem parte de uma sociedade alternativa.
O que seria afinal a "Sociedade alternativa"?
Raul Seixas e Paulo Coelho fundaram algo com este nome nos anos 70 aqui no Brasil, e definiram como: "Sociedade alternativa, Sociedade novo aeon, É um sapato em cada pé, É direito de ser ateu, Ou de ter fé, Ter prato entupido de comida, Que você mais gosta, É ser carregado, ou carregar gente nas costas, Direito de ter riso de prazer, E até direito de deixar, Jesus Sofrer".
E pra mim que pensou por anos neste assunto, chego a MINHA conclusão (questão de opinião) sobre o que é a sociedade alternativa.
A sociedade alternativa deve ser composta por seres que acreditam e vêem no mundo algo que as percepções dos outros terráquios não alcança. A pessoa que busca viver de maneira mais acentuada, ou seja, levando em consideração que nascemos e temos relativamente poucos anos de vida. Então nos resta viver de maneira própria, com emoção e tentando deixar algo no mundo. Sendo diferente dos outros nos sentidos mais vastos. Lembrando que isso não se muda de um dia para o outro porque seria mais uma atitude pseudo. Porém alguém pode ser influenciado por outras pessoas a adquirirem tais pensamentos e idéias sobre o mundo em geral. E lentamente você vai se impondo e sendo alguém mais alternativo, que fuja um pouco de tudo que se vê, causando ou não assombro e admiração nas pessoas (algumas deixam isso claro positiva ou negativamente na maneira como te olham e te questionam).
E por se tratar de uma pessoa diferente em vários sentidos, você pode esperar hábitos dos mais excêntricos.
E o que deve ser levado em consideração no final disso tudo é que cada qual escolhe o caminho que vai seguir. Cada qual nasce de uma meneira e isso torna o mundo muito mais legal. (Assunto para uma outra postagem).
E quando a galera jovem perceber que tudo é mais (porém inclui) roupas e maneiras de falar, a "Sociedade Alternativa" vai ter muito mais significado e talvez se possa esperar de fato uma contribuição especial por parte destes para um mundo mais justo e interessante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário