domingo, 1 de novembro de 2009

Freaks


Um filme polêmico e estranhamente assustador

Freaks é um filme de terror de 1932 dirigido e produzido por Tod Browning baseado em uma estória de Tod Robbins. O filme em seu tempo causou um grande impacto e teve uma forte oposição por parte dos diretores da Metro Goldwyn Mayer que temiam mostrar a todos aquele show dos horrores.Hoje é um clássico, um filme cult, mas em seu tempo, Freaks foi considerado forte demais para a mentalidade da época e o público exigiu que fosse retirada das telas. Devido a esta intensa reação o estúdio cortou o filme pela metade.
 

 Ela é trapezista e se chama Cleópatra. Ele é um anão e se chama Hans. O “outro” é um levantador de pesos e se chama Hércules. Cleópatra ama Hércules e é amada por Hans. Este triangulo bizarro de amantes vive sua história trágica debaixo da lona de um circo. Um circo de “strange living creatures”. Um circo que inclui, nas suas atrações, a exibição de seres humanos com deformidades grotescas. Estas criaturas são chamadas de “freaks”, e Freaks (traduzido aqui por Monstros).


 O filme foi produzido em 1932 e comprado pela poderosa MGM e lançado no mercado, foi mutilado, incompreendido, censurado e, até mesmo, proibido em vários países. Este conjunto de fatores quase jogou o diretor num ostracismo absoluto e causou estrago na carreira do filme, que caiu num limbo comercial, e só foi recuperado e redescoberto nos anos 60, via exibições em cineclubes, sessões malditas de cinemas de arte e festivais internacionais. Mas, afinal, que filme é este que seduziu e influenciou tantos cineastas importantes.
Neste horroshow Tod vai mais fundo, claro, pois no seu filme as considerações são dentro de um espectro mais radical: os seus personagens não são produtos da ficção e nem possuem superpoderes: eles são reais, tirados do meio da massa humana sem efeitos especiais.
 
 O filme é construído numa atmosfera densa, com locações surpreendentes. A interpretação ou a “não interpretação” dos visivelmente inadequados é forte e segura, explorada na medida certa, sem distorções. Na cena onde os “freaks” se arrastam pela tempestade, num chão lamacento, chega a ser apavorante, se não, antológica. Assim como a estranha cena da dança dos deficientes na clareira da floresta. A surpresa do ineditismo das imagens nos amassa na cadeira.
 

 A trama é amarrada em pontos muito bem definidos: há a lei dos excluídos que reza: “ofendeu a um, ofendeu a todos” Há o compartilhamento de suas naturezas, representado por uma taça onde todos bebem e incluem ritualisticamente alguém ao grupo, sob o bordão “we accept him, one of us”. Há o açoitamento espiritual, sofrido pelo debochado riso alheio. Há o julgamento sumário de quem os ofende, e a subseqüente punição. Tudo isto nos leva a um mergulho no âmago do eu doentio, que nos ensina que a mais terrível desumanidade, que poderíamos conhecer, está dentro de cada um.
 
 Atroz e fascinante obra-prima, pela primeira vez no écran um realizador ousava dirigir nada menos que fenómenos de feira, em carne e osso: a mulher-aranha, o homem-tronco, as irmãs siamesas, anões e restante galeria de pequenos monstros. E, no entanto, nesse assombroso filme os mosntros são outros... a bela Cleopatra e o atlético Hercules, imagens da força e da beleza, personagens "normais", mas de comportamento repugnante.

 "Todos os que consideram isto diversão mereciam ser enfiados no serviço de patologia de um qualquer hospital"


6 comentários:

  1. Que do caralho rs!
    E que personagens mais exóticos não é mesmo?!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. adoorei a postagem, mais nao gosto mto de filme de terror :(, ainda mais assim.

    ps: "Todos os que consideram isto diversão mereciam ser enfiados no serviço de patologia de um qualquer hospital"

    ResponderExcluir
  3. cu queria assistir ):
    um dos personagens parece o Anna Varney
    ASKODKOASKDOSAKDOASKDOASKODKAOS
    descobrimos de onde ele veio

    ResponderExcluir
  4. Você escreve muito vem Nilo.
    Amei o post.

    Beijo.;*

    ResponderExcluir
  5. olha aqui no meu vo vou conseguir postar \m/
    emtao sempre via fotos desse filme,mas nao sabia q era filme '-' mas parece ser bem interessante,quero assitir,riri

    ResponderExcluir
  6. aparece um trecho dele em "The Dreamers" ♥

    ResponderExcluir